domingo, 27 de outubro de 2013

Realidade Virtual e Ergonomia



Realidade Virtual é uma tecnologia de interface avançada entre o utilizador e um sistema computacional. O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo possível a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades (temporais).
Essa interação é realizada com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário, em tempo real.
Por meio dela, engenheiros conseguem testar projetos de automóveis e aviões, antes de gastar dinheiro fazendo protótipos. Projeções semelhantes são usadas em simulações de batalhas, em pesquisas de engenharia genética e até no estudo da previsão do tempo. A maior parte das imagens que criam essas realidades virtuais não são filmadas ou fotografadas, e sim montadas em modelos 3D de computação gráfica (técnica utilizada em filmes como Toy Story). Ainda assim, esta tecnologia está ainda longe de permitir uma imersão num mundo virtual que explore mais aprofundadamente todos os sentidos humanos.



A Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que este executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações (físicas e psicológicas do trabalhador) e a eficiência do sistema produtivo.



Tipos de Ergonomia: 

  • Ergonomia cognitiva
A ergonomia cognitiva, como a palavra sugere, está relacionada com um conjunto de processos mentais, entre eles a percepção, a atenção, a cognição, o controlo motor e o armazenamento e recuperação de memória.
A ergonomia cognitiva pretende analisar o impacto que esses processos têm na interação do ser humano e outros elementos dentro de um sistema. Algumas áreas específicas deste tipo de ergonomia são: carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação entre humano e computador, e treinamento.



  • Ergonomia organizacional
 A ergonomia organizacional parte do princípio que todo o trabalho ocorre no âmbito de organizações.
 A ergonomia organizacional pretende potencializar os sistemas existentes na organização, incluindo a estrutura, as políticas e processos da organização. Algumas das áreas específicas desta ergonomia são: trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipa, trabalho à distância e ética moral.




Problemas derivados da Falta de Ergonomia: 

  • Dores nas costas  
A coluna tem a capacidade de armazenar consequências de cargas excessivas ao longo do tempo, sem apresentar sintomas. O facto de não se apoiar as costas no encosto da cadeira, pode originar dores lombares.


  • ·        Lesões musculares

As lesões musculares são um dos problemas que decorrem da falta de conhecimento na utilização correta dos computadores, no local de trabalho. Algumas lesões musculares que podem decorrer do uso inadequado do computador são: as tendinites (inflamações nos tendões), cãibras  ou contraturas musculares (bloqueio constante das fibras musculares numa zona específica).





  • Fadiga
O facto de se adotar posturas inadequadas na utilização do computador pode originar cansaço, podendo este ser também manifestado através de dores de cabeça.




  • Problemas de visão
O facto de se passar várias horas em frente ao ecrã de computador, adotando uma postura inadequada (como a de estar demasiado perto do monitor) bem como a falta de iluminação do local, poderá originar estes problemas visuais.



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