domingo, 27 de outubro de 2013

Multimédia




 O termo Multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar; manipular; armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados a um novo modelo de computador pessoal, que inclui suportes para grandes volumes de dados - os discos ópticos como os CDs e DVDs que são dispositivos de armazenamento de dados

 


Diferentes meios de comunicação:


 
  • Som
  • Fotografia
  • Vídeo
  • Animação
  • Gráfico
  • Texto 






Tipos de Multimédia:

 De acordo com a sua natureza espaço-temporal, subdividem-se em:

·        Estáticos este tipo de media, também designado espacial, é a apresentação constituída por elementos de informação independentes do tempo apenas envolvendo a dimensão espacial. Temos como exemplo o parágrafo de um texto. É apenas uma estrutura de representação deste, estrutura essa que apenas varia na sua dimensão espacial.    

 Nestes tipos de media estáticos podemos distinguir o texto, as imagens e os gráficos.


·        Dinâmicos - os tipos de media dinâmicos são também designados por contínuos ou temporais, uma vez que a sua apresentação pode envolver as duas dimensões, simultaneamente, e dá-se uma evolução da apresentação no tempo.


Em relação aos tipos de media dinâmicos temos os seguintes exemplos:


  •      Áudio - o áudio corresponde à reprodução eletrónica do som em formatos analógico ou digital. No caso do formato analógico, o áudio é gravado (por exemplo em cassetes ou discos de vinil), enquanto o áudio digital se trata de um formato compatível com o processamento computacional.





  •  ·         Vídeo - os vídeos podem, tal como o áudio, ser representados em formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, a vídeos criados por uma câmara de vídeo analógica ou a sinais de emissão de canais televisivos analógicos. Trata-se portanto de uma representação eletrónica de uma sequência de imagens.

     as imagens que constituem a sequência de vídeo são designadas por fotogramas e o intervalo de tempo decorrido entre a apresentação de dois fotogramas sucessivos é constante (ou seja, o número de fotogramas

 

  •         Animação - trata-se do movimento sequencial de um conjunto de gráficos, em formato digital, que são alvo de alterações ao longo do tempo. É então um tipo de media espacial e temporal permitindo assim ao autor controlar o ritmo da sua mensagem. Hoje em dia a animação é quase sempre produzida no computador, fazendo uso de software que lhe é correspondido.






  •       Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D. 




Quanto à sua origem, estes podem ser:

Capturados
Os media capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador, utilizando hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e também software específico.

Sintetizados
Os media sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização do hardware e do software específico.







Modos de divulgação de conteúdos multimédia:



Online
Neste modo de divulgação, os conteúdos multimédia estão imediatamente disponíveis.
A divulgação online pode ser efetuada através da rede local ou um conjunto de redes, por exemplo.

Offline
A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de armazenamento, normalmente do tipo digital. 
Sendo assim, os suportes de 
armazenamento utilizados com mais
 frequência são do tipo 
ótico (como o CD ou o DVD) assim 
como os suportes de armazenamento 
semicondutores (por exemplo as pen drives).





Tipos de produtos multimédia:

Os vários tipos de produtos multimédia podem ser organizados em 2 grupos:


  •  Produtos multimédia baseados em páginas
  •  Produtos multimédia baseados em tempo


Baseados em páginas

São desenvolvidos segundo uma estrutura de tipo espacial. Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as páginas utilizando hiperligações.
Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts.



Os tipos de media baseados em paginas são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou  conjuntos de pixéis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência de tempo arbitrária, sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o único aspecto relevante.

Exemplos: livros, revistas, jornais e algumas ferramentas como o Microsoft Word e o Microsoft Publisher.
 













Baseados no tempo

Os tipos de produtos multimédia baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente neste mesmo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia, os conteúdos podem ser sincronizados, permitindo desta forma definir o momento em que dois ou mais estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts. A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Por outro lado, os tipos de media baseados no tempo (ou dinâmicos) incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua ao longo do tempo. O tempo faz parte do próprio conteúdo.
Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de media dinâmicos também se altera. 


Em suma, o tempo faz parte da sua semântica. Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagens em movimento para o vídeo digital e gráficos em movimento para a animação. Um exemplo disso é a banda desenhada, que apresenta ao longo do tempo sucessivas imagens no qual o seu produto final será, neste caso, uma animação. Outros exemplos: Programas de TV, cinema e clips de vídeo.


Em ambos os tipos de produtos multimédia as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição de conteúdos.




Alguns Conceitos Associados à Multimédia

Mercado multimédia designa o conjunto de sectores nos quais se negocia produtos ou serviços multimédia. 

Produto multimédia designa um pacote comercial que suporta uma aplicação multimédia, como por exemplo um sistema de autoria multimédia tal como o Macromedia Flash. 

Aplicação multimédia designa o programa que controla a apresentação de informação ao utilizador, recorrendo a serviços multimédia. Por exemplo, um jogo multimédia é uma aplicação interactiva que controla a apresentação de cenários gráficos, imagens e sons, e permite que o utilizador interaja com estes conteúdos. 







Serviço multimédia designa uma função ou um conjunto de funções que suportam o fornecimento de um dado serviço ao utilizador final por intermédio da aplicação multimédia. Por exemplo, para se utilizar um jogo multimédia, é necessário possuir os meios, ou serviços, para localizar, aceder e apresentar a informação. 

Tecnologia multimédia designa o conjunto de áreas tecnológicas específicas que suportam o desenvolvimento de serviços multimédia, tais como as técnicas de compressão de áudio, vídeo e imagem.

Plataforma multimédia designa um tipo e uma configuração específica de computador equipado com hardware multimédia e capaz de suportar software constituído por aplicações multimédia, como por exemplo um PC equipado com placas de áudio e vídeo. 


 






Placa multimédia designa o hardware incluído num computador que desempenha funções multimédia. Por exemplo, uma placa de captura de vídeo desempenha a função de digitalização de vídeo analógico.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário