O termo Multimédia refere-se
portanto a tecnologias com suporte digital para criar; manipular; armazenar e
pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados a um novo modelo
de computador pessoal, que inclui suportes para grandes volumes de dados - os
discos ópticos como os CDs e DVDs que são dispositivos de
armazenamento de dados
Diferentes meios de comunicação:
- Som
- Fotografia
- Vídeo
- Animação
- Gráfico
- Texto
Tipos de
Multimédia:
De
acordo com a sua natureza espaço-temporal, subdividem-se em:
·
Estáticos – este tipo de
media, também designado espacial, é
a apresentação constituída por elementos de informação independentes do tempo apenas
envolvendo a dimensão espacial. Temos como exemplo o parágrafo de um texto. É
apenas uma estrutura de representação deste, estrutura essa que apenas varia na
sua dimensão espacial.
Nestes
tipos de media estáticos podemos distinguir o texto, as imagens e os gráficos.
·
Dinâmicos - os tipos de media dinâmicos são também designados por contínuos ou temporais, uma vez que a sua apresentação pode envolver as duas
dimensões, simultaneamente, e dá-se uma evolução da apresentação no tempo.
Em relação
aos tipos de media dinâmicos temos os seguintes exemplos:
Áudio - o áudio corresponde à reprodução eletrónica do som em formatos analógico ou digital. No caso do formato analógico, o áudio é gravado (por exemplo em cassetes ou discos de vinil), enquanto o áudio digital se trata de um formato compatível com o processamento computacional.
-
· Vídeo - os vídeos podem, tal como o áudio, ser representados em formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, a vídeos criados por uma câmara de vídeo analógica ou a sinais de emissão de canais televisivos analógicos. Trata-se portanto de uma representação eletrónica de uma sequência de imagens.
Animação - trata-se do movimento sequencial de um conjunto de gráficos, em formato digital, que são alvo de alterações ao longo do tempo. É então um tipo de media espacial e temporal permitindo assim ao autor controlar o ritmo da sua mensagem. Hoje em dia a animação é quase sempre produzida no computador, fazendo uso de software que lhe é correspondido.
- Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.
Quanto à sua origem, estes podem ser:
Capturados
Os media
capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador, utilizando hardware
específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e
microfones, e também software específico.
Sintetizados
Os media
sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização do hardware
e do software específico.
Modos de
divulgação de conteúdos multimédia:
Online
Neste modo
de divulgação, os conteúdos multimédia estão imediatamente disponíveis.
A divulgação
online pode ser efetuada através da rede local ou um conjunto de redes,
por exemplo.
Offline
A divulgação
offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de
armazenamento, normalmente do tipo digital.
Sendo assim, os suportes de
armazenamento utilizados com mais
frequência são do tipo
ótico (como o CD ou o
DVD) assim
como os suportes de armazenamento
semicondutores (por exemplo as pen
drives).
Tipos de produtos multimédia:
Os vários
tipos de produtos multimédia podem ser organizados em 2 grupos:
- Produtos multimédia baseados em páginas
- Produtos multimédia baseados em tempo
Baseados em páginas
São
desenvolvidos segundo uma estrutura de tipo espacial. Em alguns produtos
multimédia, os utilizadores podem consultar as páginas utilizando
hiperligações.
Neste tipo
de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes
através da utilização de botões, ícones e scripts.

Exemplos: livros, revistas, jornais e algumas
ferramentas como o Microsoft Word e o Microsoft Publisher.
Baseados no tempo
Os tipos de
produtos multimédia baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura
organizacional assente neste mesmo. Esta é uma organização com uma lógica
semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o
desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia, os conteúdos podem ser
sincronizados, permitindo desta forma definir o momento em que dois ou mais
estão visíveis.

Por outro
lado, os tipos de media baseados no tempo (ou dinâmicos) incluem os tipos de
informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua ao longo
do tempo. O tempo faz parte do próprio conteúdo.
Se a
informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que
constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo
pertencente a um dos tipos de media dinâmicos também se altera.
Em suma, o
tempo faz parte da sua semântica. Quando se apresenta uma sucessão de imagens
ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso,
também é comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando,
respectivamente, as designações de imagens em movimento para o vídeo digital e
gráficos em movimento para a animação. Um exemplo disso é a banda desenhada,
que apresenta ao longo do tempo sucessivas imagens no qual o seu produto final
será, neste caso, uma animação. Outros exemplos: Programas de TV, cinema e
clips de vídeo.
Em ambos os tipos de produtos
multimédia as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na
estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição de
conteúdos.
Mercado multimédia designa o conjunto de sectores nos quais se negocia produtos ou serviços multimédia.
Produto multimédia designa um pacote comercial que suporta uma aplicação multimédia, como por exemplo um sistema de autoria multimédia tal como o Macromedia Flash.
Aplicação multimédia designa o programa que controla a apresentação de informação ao utilizador, recorrendo a serviços multimédia. Por exemplo, um jogo multimédia é uma aplicação interactiva que controla a apresentação de cenários gráficos, imagens e sons, e permite que o utilizador interaja com estes conteúdos.
Tecnologia multimédia designa o conjunto de áreas tecnológicas específicas que suportam o desenvolvimento de serviços multimédia, tais como as técnicas de compressão de áudio, vídeo e imagem.
Plataforma multimédia designa um tipo e uma configuração específica de computador equipado com hardware multimédia e capaz de suportar software constituído por aplicações multimédia, como por exemplo um PC equipado com placas de áudio e vídeo.
Placa multimédia designa o hardware incluído num computador que desempenha funções multimédia. Por exemplo, uma placa de captura de vídeo desempenha a função de digitalização de vídeo analógico.
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