A multimédia pode ser dividida em dois tipos: tipo linear e tipo não-linear, de acordo com a sua interactividade com o
utilizador.
Os tipos de
media lineares
são aqueles que não interagem com o utilizador
- o utilizador apenas recebe a mensagem sem ter qualquer influência na
transmissão desta.
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O PDF é um exemplo de linearidade |
Este tipo de media linear tem como vantagens a sua objetividade, dando ao utilizador apenas o que ele
precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma
mais rápida, não perdendo tempo com periféricos. Esta é a forma
de aprendizagem mais utilizada, o professor ensina e o aluno limita-se a
recolher a informação.
Quanto às suas desvantagens, a
linearidade acaba por se tornar bastante monótona para o utilizador. Pode
inclusive ser uma tarefa difícil aprender a utilizar a linearidade porque, não
tendo interacção com a máquina, não lhe é tão fácil aprender pelo facto de
estar limitado apenas a assistir.
Um outro exemplo pode ser a televisão. Uma pessoa ao ver televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições, como o volume e a luminosidade, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido.
Quanto aos
tipos de média não lineares, estes são
o contrário dos lineares, na medida em que permitem ao utilizador interagir com
o conteúdo em questão.
Exemplo disso
são as televisões digitais (em que o espectador pode interagir com a máquina), os
computadores, etc.
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O computador é um exemplo de multimédia não-linear |
Estes, tal como os lineares têm as
suas vantagens: permitem ao utilizador personalizar conteúdos e dispô-los de
maneira a facilitar a sua utilização por pessoas concretas e torna a
aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois ele interage com o computador e
com o que está a prender. Resumidamente “é
fazendo que se vai aprendendo”.
Uma das desvantagens dos tipo de media
não lineares pode ser o facto da utilização deste tipo de media ter a
possibilidade de se tornar confuso para o utilizador.
Ex: "Um dos maiores
desafios do software educativo multimédia é o seu potencial modo não-linear de
tratar a informação que fortemente contrasta com o processo tradicional de
ensinar e aprender passo a passo. "
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